Pular para o conteúdo

10 principais características de um profissional de sucesso

Gustavo de Paula
Por Gustavo de Paula,
CEO e Fundador da Asset School e criador do método de ensino Asset.
Publicado em 01 de março de 2019

Quais as principais características dos profissionais de sucesso? Essa é uma das perguntas feitas por quem busca construir uma carreira brilhante e promissora.

Não há fórmula mágica para uma trajetória bem-sucedida, mas, analisando o histórico e o perfil de pessoas que trilharam um ótimo caminho profissional, é possível descobrir 10 qualidades presentes na maior parte delas. Continue a leitura e confira quais são!

 

1. Proatividade

Sabe aquele tipo de indivíduo que, geralmente, toma a iniciativa na hora de fazer as coisas e não espera que ninguém o dê ordens para realizar aquilo que deve ser feito? Pessoas assim são consideradas proativas — e essa característica se repete na maioria dos profissionais de sucesso.
“Isso não é minha responsabilidade, então não vou fazer”. É comum ouvirmos tal frase no dia a dia, não é? Mas esses dizeres certamente não partem de profissionais proativos.
A proatividade faz com que o indivíduo enxergue oportunidades nos lugares em que os demais veem apenas obstáculos. E isso colabora para que ele assuma maiores responsabilidades e riscos, aprenda muito mais e, claro, se destaque.
Todavia, lembre-se de que ser proativo não é, definitivamente, o mesmo de ser workaholic, ou seja, viciado em trabalho. Os profissionais indispensáveis costumam ter uma percepção aguçada sobre o que precisa ser feito.

 

2. Comprometimento

O comprometimento é mais uma das qualidades dos profissionais de sucesso. Uma pessoa comprometida sabe quem é e aonde quer chegar. Ela faz tudo o que está ao seu alcance para atingir os objetivos que estabeleceu.
Isso não significa passar por cima do colega, da ética ou da moral para conseguir o que se quer, mas sim dar o seu melhor para chegar até onde deseja. Vale lembrar, ainda, que os indivíduos comprometidos são altamente envolvidos com aquilo que fazem e se preocupam em agir com eficiência, para o bem dos resultados finais de seu trabalho.

 

3. Humildade

A humildade faz parte da personalidade de um profissional de sucesso, à medida que o ajuda a lidar melhor com as críticas e seus próprios fracassos. Mas ser humilde também é essencial àquele que busca por uma carreira sólida e ascendente.
Essa qualidade o ajudará a ouvir sugestões, conselhos, dicas e ensinamentos que podem colaborar para seu crescimento e amadurecimento. Por fim, lembre-se de que a humildade é fundamental não somente no âmbito profissional — e, por esse motivo, precisa ser desenvolvida por todos, junto à busca contínua por conhecimento, simplicidade, maturidade e gentileza.

 

4. Criatividade

O mundo está em constante transformação. E, para conseguir sobreviver no mercado de trabalho, o profissional deve ser criativo em sua área.
Novos e velhos problemas precisam de soluções inovadoras. Quem conseguir encontrar maneiras sustentáveis, eficientes e criativas sairá na frente e garantirá seu lugar ao sol.

 

5. Bom caráter

Certos profissionais colocam seus interesses acima de qualquer coisa e não se importam em ser egoístas, bajuladores e calculistas em busca de seus objetivos.
Pois saiba que profissionais de sucesso são aqueles capazes de trabalhar em conjunto com outras pessoas, de forma simbiótica e honesta. Eles procuram construir suas carreiras sem prejudicar os outros, mas utilizando seus próprios méritos e esforços.

 

6. Ambição

A ambição é responsável por gerar a energia capaz de mover e sustentar um profissional de sucesso em todas as circunstâncias, sejam elas boas ou ruins. É ela que fomenta o progresso individual, amplia horizontes e torna homens e mulheres pessoas diferenciadas e distintas.
É fácil distinguir um profissional que tem ambição daqueles que não contam com ela. Funcionários ambiciosos estão, normalmente, atentos à melhor forma de entregar suas tarefas, abraçando desafios e sendo capazes de superar obstáculos de maneira descomplicada.
Além disso, essas pessoas nunca se satisfazem com o status quo e estão sempre em busca de melhores soluções, o que também é bastante valorizado pelas organizações. Por fim, é necessário apontar que, quando passa dos limites, a ambição pode carregar consequências negativas.
Se a ambição se torna obsessiva e existe um desejo compulsivo por crescer, o indivíduo acaba construindo para si uma imagem negativa. E isso compromete o relacionamento com os colegas de trabalho, os resultados do time e, até mesmo, seu próprio desenvolvimento na carreira.

 

7. Autocontrole

O autocontrole — ou inteligência emocional — é, definitivamente, uma característica em comum entre os profissionais de sucesso. Trata-se de pessoas que escolhem influenciar o ambiente (e não o contrário).
Elas controlam suas emoções em vez de permitirem que outros o façam, agindo de maneira equilibrada e transmitindo confiança, transparência e segurança. Entre outras coisas, o autocontrole se traduz em ser capaz de manter a calma e saber como executar suas funções durante períodos de tensão e estresse elevado.
Dessa forma, é comum que os empregadores mais experientes procurem ativamente por funcionários que não deixem as forças externas ditarem o seu potencial ou temam possíveis contratempos.

 

8. Empatia

Para fortalecer relacionamentos e aprimorar a comunicação, o profissional de sucesso precisa contar com a empatia, tendo a capacidade de ouvir o que os colegas têm a dizer sem julgamentos precipitados.
Para tanto, é fundamental conseguir se colocar no lugar do outro. Lembre-se sempre de que as pessoas vêm de diferentes contextos e carregam suas próprias experiências.
É importante, no entanto, saber diferenciar empatia de simpatia. A empatia é algo natural (e seu funcionamento, automático), como aqueles sentimentos incontroláveis e que surgem instantaneamente de acordo com a situação.

 

9. Paixão

Ainda que os ganhos financeiros e benefícios oferecidos pelas organizações sejam fatores motivadores para grande parte dos funcionários, existem também aqueles que demonstram gostar do que fazem — e essas pessoas, sem sombra de dúvidas, estão no alvo das empresas.
Para os gerentes de recrutamento, aqueles profissionais que não têm a paixão como característica vão utilizar apenas uma fração de seu potencial no trabalho, além de acabarem apresentando um alto nível de estresse.

 

10. Resiliência

Chama-se de resiliência a capacidade do indivíduo de lidar com problemas e se adaptar a mudanças, de modo a superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Nesse sentido, torna-se fácil entender por que profissionais resilientes estão entre os mais procurados pelas organizações.
Tais pessoas conseguem enxergar os possíveis problemas de forma otimista e não encaram obstáculos como algo insuperável. Elas podem até falhar, mas, após um breve momento de críticas, voltam a colocar o pé no chão e a produzir para a companhia.

Como você viu, não basta ter competência técnica para ser um bom profissional. As características comuns aos profissionais de sucesso dão pistas a você que quer iniciar uma carreira da qual se orgulhe.

Siga a inspiração de quem se destaca no mercado de trabalho e faça tudo o que puder para se tornar cada vez melhor!

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo

Receba conteúdos exclusivos