Pular para o conteúdo

Inglês Fluente

Gustavo de Paula
Por Gustavo de Paula,
CEO e Fundador da Asset School e criador do método de ensino Asset.
Publicado em 05 de dezembro de 2019

 

Todos que procuram por um curso de inglês têm um único objetivo: atingir a fluência na língua inglesa, e de preferência rapidamente.

A globalização, o mercado de trabalho e possibilidade de viagens internacionais cada vez mais baratas e rápidas fizeram com o que mundo se tornasse cada vez menor, e ao mesmo tempo um só, e como consequência de todas estas transformações nunca foi tão necessário falar inglês.

Pressionadas por estes fatores, além de sua própria realização pessoal, as pessoas perceberam que a busca pelo aprendizado da língua inglesa tornou-se uma questão de se posicionarem num mundo de cultura globalizada e unificado, um mundo em que as diferenças culturais vão se tornando mais sutis, na medida em que todos possam falar a mesma língua, ou seja: inglês.

Todavia, dentro deste cenário de ávidos aprendizes do inglês, profissionais que buscam cada vez mais se destacarem em suas carreiras ou aqueles que buscam uma primeira oportunidade de trabalho, criou-se um grande mercado de ensino de inglês, no qual inúmeras propostas de metodologias e abordagens são apresentadas aos futuros falantes da língua inglesa.

Não podemos deixar de falar também das recentes fórmulas mágicas que aparecem nas redes socias, quase que todo dia, com pessoas afirmando terem criado um método revolucionário de aprendizado do inglês, aproveitando da grande necessidade do mercado em ser fluente em inglês, o mais rápido possível.

É verdade que o mercado é de livre concorrência, mas o candidato a iniciar sua trajetória rumo à fluência em inglês precisa tomar bastante cautela na hora de decidir por qual caminho seguir.

Esta é portanto, a razão deste post. O que é fluência?

Bom, se partirmos do entendimento do que vem a ser a palavra fluência, já nos ajudará em muito entender o conceito de fluência em inglês e percebermos que isso não é algo que esteja tão distante, ou ao final da última página do último livro do seu curso de inglês.

Se você acha que a fluência é algo que chegará após a conclusão de seu curso de inglês, bom, já faço um convite para você continuar a leitura e entender que você precisa rever seus conceitos.

De acordo com alguns dicionários, fluência é a qualidade do que flui, fluidez. Pois bem, a partir deste entendimento, podemos imaginar alguma coisa na natureza que flui? Sim, vamos pensar na água, em seu estado mais natural ela sempre encontra uma forma de se movimentar, fluir.

Façamos uma analogia, portanto, entre a água e seu conhecimento na língua inglesa. Por que uma analogia entre os dois? Pois são os dois elementos que estamos trabalhando o conceito de fluidez, ou seja, fluência.

A partir desta premissa, sabendo que a água representa o seu conhecimento na língua inglesa podemos fazer algumas observações, quais sejam:

Todo grande rio tem por origem um pequeno, tímido e fraco nascimento na fonte. E esta água que se encontra saindo da fonte, ou seja, dando nascimento aos rios, de maior ou menor expressão, seguem a natureza que é fluir.

ou seja

1ª Observação

Não importa quanto de água existe, ela sempre correrá. Assim como seu conhecimento da língua inglesa, não importa quanto de inglês você sabe, o que importa é que ele saia naturalmente;

 

2ª Observação

Enquanto a água ainda é pouca, naturalmente encontra maior dificuldade de percorrer o terreno, tendo de sempre contornar os obstáculos maiores para seguir seu caminho. Assim como seu inglês, não importa que você ainda nao saiba muito, o que realmente importa é fazer bom uso do que já sabe, demonstrar segurança para usar o que sabe e diante das adversidades dos temas, achar formas de contornar e se expressar da forma que conseguir;

 

3ª Observação

Ainda com pouca água, a nascente do rio pode encontrar momentos em que não consegue avançar, mesmo ja tentado outros caminhos, porém, dentro da sabedoria da natureza, ele aguarda com que ganhe mais força ao passo que vai acumulando água até que consegue vencer os obstáculos que o impediam de avançar. Assim como seu inglês, será natural a sensação de estar parado e de não evoluir, então é momento de não se desestimular,e sim de perseverar, somando mais conhecimento ao longo do tempo, para então vencer aquela etapa que o fazia estagnar em algum momento.

 

4ª Observação

O riacho que agora ja está forte e corrente, vencendo pedras e abrindo caminho para seguir seu destino, passa a ganhar mais força na medida em que vai recebendo águas de outras fontes, seja de outros riachos menores, outras nascentes, chuva, etc, somente assim ele pode chegar até seu destino final. Assim como seu inglês, faça uso de outras fontes de aprendizado, não fuja das oportunidades que você tiver para falar inglês, viaje ao exterior, baixe aplicativos, frequente lugares onde a língua inglesa seja falada, enfim, adicione mais conteúdo de outras fontes, mas nunca deixe de seguir seu caminho.

 

5ª Observação

O último e maior segredo para a fluência é: Consistência.

Um rio nunca muda sua rota e mesmo assim é sempre admirado e visitado por gerações e gerações, ou seja, mantenha-se firme em seu propósito, vá até o fim, apesar das dificuldades que encontrar pelo caminho, não deixe de seguir. Se precisar, pare, respire, encontre forças novamente, mas nunca desista, pois você ainda será admirado ou admirada pela fluência do seu inglês.

Conclusão

A fluência é uma habilidade que se desenvolve desde o primeiro dia de aula. Você já deve iniciar seus estudos com o entendimento de que você construirá sua fluência ativamente e não será agraciado com a fluência em inglês como mérito por ter concluído um curso.

A questão está em sua forma de ver as coisas, precisará quebrar alguns paradigmas e tomar as rédeas do seu projeto. Não deixe que os outros façam você acreditar que eles sejam responsáveis pelo seu sucesso através de suas fórmulas mágicas. Não terceira sua responsabilidade com seu projeto. Trata-se de sua vida e seus sonhos.

Pense nisso.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo

Receba conteúdos exclusivos